MPT-GO recebe alunos de Direito para palestra sobre Reforma Trabalhista

Procurador-chefe contestou a propaganda da Reforma Trabalhista como suposta solução para gerar mais empregos e apresentou dados para confirmar esse posicionamento

Com o objetivo de promover o elo entre a formação acadêmica e a atuação profissional, o Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) ofereceu hoje (9) uma palestra com o tema “Reforma Trabalhista segundo a visão do MPT” para alunos do curso de Direito. Participaram do evento aproximadamente 120 estudantes de 6º e 7º períodos das faculdades Objetivo, Universo, Anhanguera de Anápolis e FANAP.
O encontro inaugurou o projeto “Trabalho com o Futuro”, que promove palestras periódicas sobre temas relativos ao mundo do trabalho a alunos de faculdades de Direito de Goiânia e cidades próximas.

Em seu discurso de abertura, o procurador-chefe do MPT-GO, Tiago Ranieri, responsável por proferir a palestra, esclareceu da importância de aproximar teoria e prática no processo de aprendizado. Segundo ele, sair da rotina de sala de aula e entrar em contato com o dia-a-dia do Direito contribui para a construção do conhecimento e formação de profissionais que farão a diferença no mercado de trabalho.
A precarização das relações laborais promovida pela Reforma Trabalhista foi abordada por meio de uma análise institucional promovida pelo ponto de vista do MPT. “A reforma trabalhista trouxe impactos negativos em vários campos da na vida do trabalhador e de toda a sociedade, e representa um retrocesso nas relações trabalhistas”, ponderou Ranieri.

Segundo Tiago, ao contrário do que foi afirmado pelos defensores da mudança, a flexibilização dos direitos trabalhistas não trará empregos nem crescimento econômico. “A Reforma Trabalhista quebra compromissos firmados com a Organização Internacional do Trabalho ao restringir acesso à Justiça, aumentar desigualdades, diminuir oportunidades de empregos e, consequentemente, colaborar com o crescimento da pobreza”, ressaltou ao final da palestra.

O projeto “Trabalho com o Futuro” realizará mais sete palestras em 2018. Confira a programação:

13 de abril: "Coordinfância: MPT no combate ao trabalho infantil"
25 de maio: "Conaete: MPT no combate ao trabalho escravo"
29 de junho: "Conalis: MPT na defesa do direito fundamental sindical"
17 de agosto: "Codemat: MPT na defesa do meio ambiente do trabalho hígido, saudável e seguro"
28 de setembro: "Coordigualdade: MPT no combate a discriminação, assédio moral e assédio sexual"
26 de outubro: "Conafret: MPT no combate às fraudes do mundo do trabalho"
23 de novembro: "Conatpa e Conap: MPT na defesa do direito portuário e no combate às fraudes na Administração Pública" 

 

Imprimir