Seminário homenageia vítimas de acidentes e doenças no trabalho

Estima-se que tenham acontecido cerca de 89 mil acidentes de trabalho no Estado de Goiás de 2012 até hoje

O Fórum de Saúde e Segurança do Trabalho no Estado de Goiás (FSST-GO) realizou na noite de ontem (3) o XIV Seminário em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho. Ocorrido no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), o objetivo do evento foi homenagear as vítimas e chamar a atenção para o alto número de acidentes e mortes ocorridos no ambiente de trabalho no Brasil.

A programação contou com duas conferências, uma sobre a atuação do Ministério Público do Trabalho em casos de acidente com morte, proferida pelo auditor-fiscal do Trabalho Guido Fleming e a outra com o tema “Trabalho e medo: estratégias defensivas e risco”, realizada pela advogada Carla Maria Carneiro. Além disso, a palestrante também lançou seu livro “Relações Sustentáveis de Trabalho – Diálogos entre o Direito e a Psicodinâmica do Trabalho”.

Quarto lugar no ranking mundial, o Brasil é hoje o país onde a cada 48 segundos acontece um acidente de trabalho e a cada aproximadamente quatro horas uma pessoa perde a vida pela falta de uma cultura de prevenção à saúde e à segurança do trabalho. Segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho, estima-se que tenham acontecido cerca de 89 mil acidentes no Estado de Goiás de 2012 até hoje.

Segundo o coordenador técnico do evento, Amador Junior, a união entre poder público, profissionais, sindicatos e iniciativa privada contribui para a conscientização dos indivíduos e mudança das estatísticas negativas. “Além disso, o seminário é importante porque é uma oportunidade de atualizar o conhecimento acerca de um tema tão relevante para a sociedade”, destaca.

Homenagem

O Seminário em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho é realizado anualmente pelo FSST-GO para lembrar o Dia Internacional das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28 de abril). A data lembra a morte de 78 trabalhadores em uma explosão na mina de Farmington, nos Estados Unidos, no ano de 1969.

Concebido em 2002, o FSST-GO foi criado como lembrança desse dia e é composto por 16 entidades, entre órgãos do setor público, sindicatos, instituições sem fins lucrativos e de ensino.

Imprimir