Alívio na pandemia: 500 capacetes para tratamento de pacientes com Covid-19 chegam a Goiânia

Equipamento diminui em até 60% a necessidade de internação em UTI

Foram entregues hoje (18/03) à Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) as 500 unidades dos capacetes Elmo adquiridas pelo Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) e Justiça do Trabalho. Os itens serão distribuídos em hospitais da rede estadual e dos municípios goianos. O Elmo é um tipo de ventilação não invasiva que melhora o índice de oxigenação no sangue e expande o pulmão do paciente – o que pode evitar a intubação, dependendo da gravidade do caso e da capacidade reação do enfermo.

Testes clínicos mostraram que o uso do equipamento pode diminuir em até 60% a necessidade de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A utilização do Elmo é monitorada diariamente por fisioterapeutas, que verificam se o paciente está bem adaptado e se o quadro clínico registra evoluções. No início do mês de fevereiro deste ano, o capacete ajudou na recuperação de pacientes da cidade de Manaus (AM), cujo sistema de saúde entrou em colapso.

Números preocupantes e trágicos

Conforme levantamento feito pelo jornal O Popular, ontem (17/03) havia 684 pessoas à espera por um leito de internação (enfermaria ou UTI) no Estado. Desse total, 557 são casos suspeitos ou confirmados de terem sido infectados pelo novo Coronavírus. A taxa de ocupação dos leitos de UTI nesse mesmo dia atingiu 96,6%. E de acordo com dados da SES, Goiás ultrapassou hoje a trágica marca das 10 mil mortes por COVID-19.

“Acreditamos que os capacetes vão amenizar a falta de vagas em leitos de UTI, pois à medida que os aparelhos estiverem em uso, certamente teremos uma boa porcentagem de pacientes que não vão necessitar de internação em unidade de terapia intensiva, o que aliviará o sistema”, avalia o procurador do Trabalho Meicivan Lima, responsável pela destinação (R$ 586 mil) que possibilitou a aquisição. Lima destaca ainda que a compra foi feita após o aval da SES, que considerou o item essencial para enfrentar as dificuldades do momento atual.

 

 

 

Foto: Davi Tomás (Ascom/Escola de Saúde Pública do Ceará)
Foto: Davi Tomás (Ascom/Escola de Saúde Pública do Ceará)

Imprimir