Projeto de Empregabilidade “Mais Um Sem Dor” é o vencedor do II Prêmio MPT de Diversidade

Cerimônia foi realizada ontem (29/06), em Brasília

O vencedor do II Prêmio MPT de Diversidade foi anunciado ontem (29/06), em evento realizado na Procuradoria-Geral do Trabalho (PGT), em Brasília. O projeto de empregabilidade “Mais Um Sem Dor”, do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO), foi o escolhido entre os três finalistas selecionados pela comissão julgadora do prêmio. Os outros dois concorrentes foram “Documentário [assim vencemos]” e “Aprendizando Porto Alegre”.

O “Mais Um Sem Dor” é um projeto de empregabilidade que desde 2018 vem promovendo formação humana, qualificação técnica e encaminhamento ao mercado formal de trabalho de pessoas em vulnerabilidade socioeconômica, como pessoas em situação de rua, mulheres negras, pessoas trans, refugiadas, quilombolas, mulheres vítimas de violência doméstica, entre outros.

“Respeito, defesa e promoção das diversidades são alicerces para a emancipação de qualquer indivíduo que integra uma sociedade, sobretudo das maiorias minorizadas (grupos historicamente excluídos e marginalizados na sociedade). Valorizar e potencializar as diversidades no mundo do trabalho é fomentar a criatividade, a maior produtividade e a geração de riqueza para as empresas, para o indivíduo e para toda coletividade”, afirma o procurador do Trabalho Tiago Ranieri, coordenador do projeto.

A iniciativa nasceu da união de esforços do MPT-GO, Justiça do Trabalho e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-GO). Até hoje, cerca de duas mil pessoas já foram qualificadas em 17 municípios goianos. É custeado por destinações feitas pelos dois órgãos, as quais têm origem em reparações financeiras pagas por empresas que desrespeitam a legislação trabalhista.

Concorrentes

O “Documentário [assim vencemos]”, conduzido pela procuradora do Trabalho Cirlene Luiza Zimmermann, do MPT no Rio de Janeiro, conta a história da formação da primeira turma mundial de Pessoas com Deficiência (PCDs) no Curso Básico de Segurança de Plataforma (CBSP) e no Treinamento de Escape de Aeronave Submersa (HUET). Já “Aprendizando Porto Alegre” é uma iniciativa da procuradora do Trabalho Patrícia de Mello Sanfelici. A iniciativa busca a inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio da aprendizagem profissional.

O prêmio

O Prêmio MPT de Diversidade foi criado para identificar, premiar e disseminar projetos e iniciativas bem-sucedidos dentro da instituição que contribuam para ampliar o respeito aos direitos humanos, à igualdade de oportunidades e eficiência institucional. A iniciativa integra o Plano de Ação 2021/2023 da Comissão de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do órgão.

 

 

Procurador do Trabalho Tiago Ranieri, coordenador do projeto
Procurador do Trabalho Tiago Ranieri, coordenador do projeto

 

Fotos: Ubirajara Machado.

Imprimir