Prezadas e prezados visitantes,

Em 1990, pouco mais de um ano após a proclamação da nossa atual Constituição Federal, que se deu em 5 de outubro de 1988, foi criado em Goiás, pela Lei n.º 7.991/1990, o Ministério Público do Trabalho (MPT-GO). A transição para um regime democrático ocorrera poucos anos antes, em 1985.

Sua primeira sede foi em um pequeno prédio, localizado na Avenida Araguaia, no Centro de Goiânia. À época, contava apenas com um Procurador do Trabalho e dez servidores.

Desde então já havia o compromisso com uma atuação baseada no princípio da dignidade da pessoa humana e do valor social do trabalho, buscando trazer equilíbrio para as relações de trabalho – conforme assegurado pela nossa Carta Magna.

Hoje, 32 anos depois, temos orgulho de afirmar que o MPT-GO tem uma história marcada pela atuação na proteção aos direitos dos trabalhadores, pela mediação de conflitos entre empregados e empregadores e pela promoção de medidas que propiciam um ambiente de trabalho saudável e seguro aos cerca de três milhões de pessoas economicamente ativas no estado.

Comprometidos em honrar nossas origens e igualmente conscientes de que o futuro traz desafios cada vez mais complexos, seguimos atentos ao presente, buscando sempre seguir à risca nossas atribuições.

Sejam todas e todos muito bem-vindos para conhecerem um pouco da história da nossa instituição, por meio do nosso Memorial Virtual, organizado e mantido pela Comissão Permanente de Memória do MPT-GO.

Para iniciar, basta acessar os menus abaixo.

 

Goiânia-GO, julho de 2023.

 

Alpiniano do Prado Lopes

Procurador-Chefe
Biênio 2021-2023