Projeto Cozinhando com as Coralinas vence prêmio da Anamatra
Iniciativa foi premiada na categoria “Gênero, Raça e Diversidade”
O projeto “Cozinhando com as Coralinas” venceu o Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2024 na categoria “Gênero, Raça e Diversidade”. A divulgação do resultado ocorreu em 9.9 e a cerimônia de premiação vai acontecer em 4.12. O evento tem como objetivo valorizar ações concretas de promoção e defesa dos direitos humanos nas relações de trabalho.
A iniciativa ganhadora oferece formação em gastronomia tradicional e letramento literário, cada turma passa por uma capacitação com 30 horas de atividades. São ensinadas noções de boas práticas na cozinha, por meio da execução de receitas tradicionais da culinária goiana.
O “Cozinhando com as Coralinas” é uma parceria entre a Associação Mulheres Coralinas e o Ministério Público do Trabalho (MPT) por meio do projeto “Mais Um Sem Dor”, do MPT em Goiás em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região.
Coordenado pelo procurador do Trabalho Tiago Ranieri, o “Mais Um Sem Dor” promove formação humana, qualificação profissional e encaminhamento para o mercado formal de trabalho. A ação conta com o apoio da Associação Mulheres Coralinas, que reúne 71 mulheres artesãs, ceramistas, bordadeiras, cozinheiras, professoras, garis e vocalizadoras de poemas da Cidade de Goiás, atuando na área dos saberes das mãos: gastronomia, bordado, modelagem de barro, palha e fibras do cerrado.
Para o coordenador do projeto “Mais Um Sem Dor”, Tiago Ranieri, o prêmio significa o reconhecimento nacional de como o movimento associativo feminino, com foco na emancipação humana por meio do trabalho decente e do letramento literário, podem transformar não apenas a existência de cada mulher. "O projeto também busca realizar transformação social, combatendo a pobreza, a desigualdade de gênero, raça e potencializando a diversidade humana na sociedade de modo geral”.