Evento debate ações de saúde e segurança do trabalho no âmbito do serviço público
Encontro contou com palestra e homenagens aos pioneiros da segurança do trabalho em Goiás
Na noite de ontem (26), foi realizado o III Encontro dos Profissionais de Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do Estado de Goiás. O evento ocorreu no auditório do Fórum Trabalhista de Goiânia e contou com aproximadamente 160 participantes, entre profissionais e estudantes dos cursos de saúde e segurança do trabalho. A solenidade foi promovida pelo Fórum de Saúde e Segurança no Trabalho do Estado de Goiás (FSST-GO).
"Ações de Saúde e Segurança do Trabalho no Serviço Público - MPT, MTPS e MP/GO" foi o tema discutido nesta terceira edição do evento. A palestrante foi a auditora-fiscal do Trabalho Jacqueline Carrijo. A mesa foi presidida pela juíza do Trabalho Rosa Nair da Silva Nogueira e teve como debatedor o promotor de Justiça Vilanir de Alencar Camapum Júnior. O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Goiás foi representado por sua procuradora-chefe, Janilda Guimarães de Lima, que também é coordenadora do FSST-GO.
Jacqueline iniciou sua fala exibindo um vídeo sobre o assassinato de três auditores-fiscais do Trabalho e um servidor do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em Unaí (MG), em 2004. A palestrante abordou o tema do Encontro por meio de uma exposição crítica sobre como a precarização e o descaso para com a administração pública tem provocado o adoecimento de servidores e empregados públicos.
No evento, foram homenageados alguns dos pioneiros da saúde e segurança do trabalho em Goiás: Carlos Roberto Campos, médico do Trabalho; Aparecida Eleuza Spíndola, engenheira de segurança do Trabalho; Delaudice Alves da Silva, técnica de segurança do Trabalho; Núzia Lemos da Silva, técnica de enfermagem do Trabalho; e Cândida Miclos Mocó de Freitas, técnica de enfermagem do Trabalho. Ao final do evento, houve o sorteio de brindes aos participantes.
Promoção da Saúde do trabalhador
SESMT é formado por uma equipe de profissionais cuja finalidade é promover a saúde e proteger a integridade física dos trabalhadores. O SESMT tem sua origem no artigo 162 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e é regulamentado pela Norma Regulamentadora nº 4 do Ministério do Trabalho e Emprego. Dependendo da quantidade de empregados e da natureza do trabalho, podem atuar os seguintes profissionais: médico do trabalho, enfermeiro do trabalho, técnico de enfermagem do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho e técnico de segurança do trabalho. O SESMT atua com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Trabalho em Goiás
Fones: (62) 3507-2713 / 9143-7131
E-mail: prt18.ascom@mpt.mp.br
www.prt18.mpt.gov.br