Oficina na PRT 18 discute qualidade de vida no trabalho

Diretrizes estabelecidas nacionalmente estimulam ações para promoção de um meio ambiente de trabalho saudável

Para abordar os diversos aspectos que cercam a promoção da qualidade de vida no trabalho (QVT) foi realizada esta semana, com a presença de uma comissão da Procuradoria-Geral do Trabalho (PGT), uma oficina no Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO). Tendo em vista a Política de QVT elaborada em 2015 pelo MPT, o evento avaliou também as ações já feitas espontaneamente pela regional goiana.

A oficina ocorreu quinta e sexta-feira (5 e 6) e contou com a apresentação das diretrizes do programa de QVT, grupos de trabalho para debates e reuniões com os responsáveis por elaborar as estratégias de ação no MPT-GO. Durante a abertura do encontro, a procuradora do Trabalho e assessora socioambiental da PGT Mariana Flesch e o chefe do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas da PGT, Vinicius Corrêa, ressaltaram o histórico de atividades e as pesquisas realizadas para estabelecer um diagnóstico da situação da entidade frente ao tema.

“A qualidade de vida no trabalho consiste na promoção do ambiente saudável, no reconhecimento e valorização das pessoas com o objetivo de proporcionar uma cultura organizacional que integre bem-estar e o desenvolvimento da missão do MPT”, ressaltou a procuradora. A partir da natureza do órgão seria indispensável, então, a proposição de ações que possam contribuir para a satisfação do seu público interno.

Com base nesse entendimento, começaram a ser promovidas atividades de estímulo à QVT na Procuradoria Regional da 18ª Região (PRT 18), as quais foram explanadas durante o encontro. A iniciativa implantada em Goiás é pioneira no MPT a nível nacional e servirá como referência para outras regionais.

QVT na PRT-18
O Programa Qualidade de Vida no Trabalho na PRT 18 surgiu em 2017, a partir da iniciativa espontânea de um grupo de servidores compromissados em criar um ambiente agradável a todos. “Nós passamos uma boa parte da nossa vida aqui, então, é importante que estejamos felizes. Se temos atividades estimulantes, um clima prazeroso e interação entre os colegas, o benefício é geral”, explica uma das criadoras do projeto, Lilian Elizabete.

Ainda em seu primeiro ano, o Programa de QVT já promoveu diversos eventos dentro do MPT-GO, tais como palestras motivacionais, rodas de conversa, aulas de jiu-jitsu, eventos para comemoração de datas especiais – como o dia das mães e o dia do servidor público – e a feirinha orgânica, que acontece semanalmente. Além disso, o grupo organiza a prestação de trabalhos voluntários para a Associação de Serviço à Criança Especial de Goiânia (ASCEP).

Coordenam simultaneamente o programa os servidores Cristiane Bochi, Fernanda Gonzaga, Lilian Elizabete, Lucas Bráulio, Naiane Pereira, Silvio Moura e Thainá França.

 Programação do evento:

Dia 5/4 (quinta-feira):

9h30 – Apresentação do programa de Qualidade de Vida no Trabalho, suas diretrizes e metas com todos membros e servidores da Regional
10h30 - 12h30 - Grupos 1 e 2 -: Debate com os gestores e servidores acerca das diretrizes do Plano de Ações de QVT e seus desdobramentos na PRT/18ª
10h30 - 12h30 - Grupo 3: Debates acerca do tema da Qualidade de Vida com os Procuradores da PRT/18
12h30 - 14h - Almoço
14h - 15h – Reunião da Comissão Ambiental local com representante da PGT
15h – 16h - Plenária com apresentação do resumo do debate
16h – Coffee-break de encerramento do evento.

Dia 6/4 (sexta-feira)

9h – 11h –Reunião com os dirigentes da unidade, Procurador-Chefe, Procurador-chefe substituto, Assessores e/ou Diretores das áreas finalísticas, Diretor-Regional e Diretores das áreas (Administração, Orçamento, Comunicação, Gestão de Pessoas ente outras
11h – 12h30 - Reunião com a Comissão de QVT local
12h30 - 14h - Almoço
14h – 16h – Visita dos integrantes do GT-QVT aos setores da PRT/18ª, com apoio da Direção da unidade

 

Imprimir