Trabalho infantil é pautado em encontro do MPT-GO com faculdades de Direito

Projeto Trabalho com o Futuro ainda realizará seis palestras esse ano

Uma das áreas de atuação do Ministério Público do Trabalho (MPT), o combate ao trabalho infantil, foi trazida à discussão hoje (13) na segunda rodada de palestras do ´Projeto Trabalho com o Futuro. Ao participar da palestra, estudantes de Direito das faculdades FASAM, Unialfa e Objetivo tiveram acesso a um panorama geral sobre o tema.

Fundamentada nas definições de trabalho infantil, a procuradora do Trabalho Geny Helena F. B. Marques, responsável pela palestra, buscou promover a consciência acerca da importância da erradicação dessa forma de exploração. Além disso, ressaltou os danos permanentes que acometem àqueles que são inseridos precocemente no mercado. “É um tema cercado de mitos e tem muito preconceito incluído na opinião das pessoas. Então, é importante quebrar com esse ciclo e tentar trazer o sentimento de indignação, o qual acredito que esteja um pouco perdido”, pontuou a procuradora.

Outro assunto trabalhado foi a atuação da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (COORDINFÂNCIA), a qual a Helena é representante em Goiás. A Coordenadoria é responsável pela execução de ações como o MPT na Escola, Projeto de Aprendizagem e Projeto Políticas Públicas. Ao final do evento, os participantes puderam fazer perguntas e observações em um momento de debates.

Público

O estudante do 8º período da Unialfa, Gabriel Augusto, avaliou que a palestra foi importante para todos criarem uma consciência maior sobre o assunto. Segundo ele, o uso de vídeos e citação de exemplos concretos o ajudaram a compreender a relevância da discussão sobre os danos do trabalho infantil. Também no 8º período, Juliana Mara, da FASAM, aprovou a experiência de conhecer o MPT e garante que, se puder, virá mais vezes durante o ano.

“Para o aluno conhecer a realidade do órgão é importante que ele esteja presente aqui porque a teoria é muito abstrata. A visita os ajuda a entender melhor e faz com que se sintam mais próximos do sistema”, defende a coordenadora do curso de Direito da Unialfa, Maria Izabel dos Santos. É também a opinião da professora do curso de Direito da FASAM, Danielle Cristina Rezende, que ressalta o compromisso de sua faculdade em sempre buscar a aproximação dos estudantes com o dia a dia da profissão.

Projeto Trabalho com o Futuro

Com a recém lançada iniciativa, o MPT-GO oferece, mensalmente, palestras periódicas sobre temas relativos ao mundo do trabalho a alunos de faculdades de Direito de Goiânia e cidades próximas.

De acordo com o procurador-chefe da regional goiana e idealizador do projeto, Tiago Ranieri, o objetivo é promover o elo entre a formação acadêmica e a atuação profissional. Serão realizados, então, encontros para apresentação das áreas de atuação do órgão (trabalho escravo, meio ambiente de trabalho, etc) e análise de temas diversos referentes ao mundo do Trabalho. A programação para os próximos encontros é:

25 de maio: "Conaete: MPT no combate ao trabalho escravo"

29 de junho: "Conalis: MPT na defesa do direito fundamental sindical"

17 de agosto: "Codemat: MPT na defesa do meio ambiente do trabalho hígido, saudável e seguro"

28 de setembro: "Coordigualdade: MPT no combate a discriminação, assédio moral e assédio sexual"

26 de outubro: "Conafret: MPT no combate às fraudes do mundo do trabalho"

23 de novembro: "Conatpa e Conap: MPT na defesa do direito portuário e no combate às fraudes na Administração Pública"

Imprimir