PRT-18 realiza Oficina de Planejamento Estratégico
Encontro faz parte de uma série de iniciativas para debater e construir, com membros, servidores e a sociedade, o novo modelo de atuação do MPT
A Procuradoria Regional do Trabalho da 18ª Região (PRT-18) promoveu durante essa quarta-feira (23) uma Oficina de Planejamento Estratégico para debater planos para o aprimoramento da atuação do Ministério Público do Trabalho (MPT). Ocupantes de função de confiança (FC) e cargos em comissão (CC), além de mais dezoito servidores, foram convocados a participar. A Oficina será realizada com membros da PRT-18 no próximo dia 29.
O assessor técnico em Gestão de Processos e membro da Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica (APGE), Filipe Cunha, foi o responsável por ministrar a oficina. A programação se dividiu em momentos de teoria e prática, as quais abordaram análise de contexto do MPT, componentes estratégicos – missão, visão e valores – e, por fim, a elaboração de um mapa de objetivos. Os presentes foram divididos em cinco grupos e, em cada uma das etapas, eles ofereceram um posicionamento para os assuntos discutidos.
Segundo Filipe, o objetivo principal é obter, de servidores e membros das regionais de todo o Brasil, insumos para a revisão do mapa estratégico do MPT. “Com o material recolhido durante as oficinas, a APGE está montando um banco de dados que será avaliado objetivamente e contribuirá para um planejamento que contemple as opiniões de quem faz parte do órgão em nível nacional”, explicou. As informações reunidas nas oficinas em cada regional podem ser consultadas na Intranet (***).
O reconhecimento de pontos fortes e fracos é fundamental para que se definam as diretrizes de atuação do MPT em Goiás, esclareceu o procurador-chefe da PRT-18, Tiago Ranieri. Segundo ele, a Oficina contribui para alinhar o planejamento estratégico da regional goianiense com o das demais procuradorias. O servidor Lucas Braulio ressaltou a importância do encontro para unir as áreas fim e meio do MPT, as quais, em sua opinião, não deveriam sequer estar separadas. Já o servidor da Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) Francisco Barros avaliou a Oficina positivamente, mas questionou se um dia seria suficiente para abarcar discussões tão complexas.
Iniciativa
A primeira Oficina Regional de Construção do Aprimoramento da Atuação Estratégica do MPT foi realizada na Procuradoria Regional do Distrito Federal e Tocantins (PRT 10), nos dias 17 e 18 de abril. Os membros e servidores tiveram oportunidade de conhecer ferramentas que permitirão a reformulação do mapa estratégico do MPT. Além da apresentação da ideia inicial do projeto, os participantes puderam debater sugestões para a nova perspectiva de futuro da instituição.
“As oficinas para a revisão do planejamento estratégico são uma oportunidade de todos os membros, servidores e da comunidade influenciarem os destinos e a forma de atuação do Ministério Público do Trabalho pelos próximos anos”, destaca o vice-procurador-geral do MPT e presidente do Comitê de Planejamento e Gestão Estratégica (CPGE), Luiz Eduardo Guimarães Bojart, que está à frente da iniciativa. As oficinas serão ministradas em todas as PRTs, para servidores e membros, até setembro.
*** Para acessar as informações das oficinas realizadas em cada regional, basta acessar a Intranet e seguir o seguinte caminho na barra de informações no topo da tela: O MPT> Planejamento Estratégico> Planejamento Estratégico 2018