MPT-GO oferece palestra sobre Reforma Trabalhista para alunos do curso de Direito
A precarização das relações laborais promovida pela mudança da legislação foi analisada a partir da visão do Ministério Público do Trabalho
Alunos do curso de Direito das instituições Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA) e Faculdade Sul Americana (Fasam) participaram hoje (24) da palestra “Reforma Trabalhista segundo a visão do Ministério Público do Trabalho (MPT) ”. O encontro, que faz parte do projeto “Trabalho com o Futuro”, foi realizado na sede do MPT-GO e contou com a participação de mais de cem estudantes.
Como abertura, foi exibido um vídeo institucional para apresentar melhor aos presentes a atuação do MPT-GO na defesa dos direitos trabalhistas. Logo após, o procurador-chefe do órgão, Tiago Ranieri, responsável por proferir a palestra, explicou de forma geral a estrutura do Ministério Público para, então, iniciar as discussões sobre a Reforma Trabalhista.
A precarização das relações laborais promovida pela mudança da legislação foi abordada por meio de uma análise a partir do viés das atividades do MPT. “A reforma trabalhista trouxe impactos negativos em vários campos da vida do trabalhador e de toda a sociedade, e representa um retrocesso de modo geral”, ponderou Ranieri.
Além disso, foi feita uma análise dos principais aspectos da vida do trabalhador afetados pela flexibilização de seus direitos. A professora de Direito do Trabalho da UNIALFA Renata Benevides acredita que a experiência foi engrandecedora para seus alunos e irá contribuir para uma reflexão mais profunda sobre o tema. A docente da Fasam Danielle Cristina Rezende, que já acompanhou estudantes da instituição em outra palestra do projeto “Trabalho com o Futuro”, reforçou os benefícios que a vivência da realidade do Direito traz para os discentes e elogiou a recepção oferecida pelo MPT-GO.
Iniciativa
O projeto “Trabalho com o Futuro” promove palestras periódicas sobre temas relativos ao mundo do trabalho a alunos de faculdades de Direito de Goiânia e cidades próximas. Confira a programação para o restante do ano de 2018:
28 de setembro: "Coordigualdade: MPT no combate a discriminação, assédio moral e assédio sexual"
26 de outubro: "Conafret: MPT no combate às fraudes do mundo do trabalho"
23 de novembro: "Conatpa e Conap: MPT na defesa do direito portuário e no combate às fraudes na Administração Pública"
----
Ministério Público do Trabalho em Goiás
Assessoria de comunicação
Fone: (62) 3507-2713
Facebook | Instagram