“Cozinha e Voz – Libertando Sonhos”: MPT e parceiros concluem mais um projeto de empregabilidade

Com objetivo de promover a ressocialização, iniciativa ofereceu capacitação profissional e humana a trinta mulheres da Penitenciária Consuelo Nasser

As trinta mulheres em cumprimento de regime de restrição de liberdade que participaram do projeto “Cozinha e Voz – Libertando Sonhos” se formaram na tarde de hoje (16) em cerimônia realizada na Penitenciária Feminina Consuelo Nasser. Com o objetivo de auxiliar o processo de reintegração social a partir da entrada no mercado formal de trabalho, a iniciativa ofereceu um curso de assistente de cozinha de 40 horas-aula, ministrado na unidade móvel do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Como além da formação técnica, o projeto visa à formação humana, então, as alunas participaram também de um curso de poesia e de workshops e rodas de conversa sobre temas que vão desde o trabalho até preparação psicossocial, educação e amparo familiar. O “Cozinha e Voz – Libertando Sonhos” é resultado da colaboração conjunta entre Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização Não Governamental (ONG) Livre, Senai, Casa Poema e os restaurantes Arturito, La Guapa e Mangiare, da empresária e cozinheira Paola Carosella.

Após a conclusão das aulas, cada mulher que participou do projeto será acompanhada durante dois anos por uma conselheira, a qual irá auxiliar no processo de reinserção na sociedade – atuando, inclusive, como mediadora entre empregador e trabalhadora, caso seja necessário.

O procurador-chefe do MPT-GO, Tiago Ranieri, esclarece que os projetos de empregabilidade promovidos recentemente pelo órgão e seus parceiros têm como foco a inclusão de pessoas em vulnerabilidade social no mercado formal de trabalho. “A sociedade e o Estado, muitas vezes, tentam tornar invisíveis tais grupos, esquecendo-os no contexto de planejamento e execução de políticas públicas específicas”, afirma o procurador-chefe.

A representante da ONG Livre, Patrícia Amaral, completa ao explicar que o “Cozinha e Voz – Libertando Sonhos” visa o empoderamento da mulher, sua ressocialização, o entendimento do seu valor social e capacidade de mudança. “Mas sobretudo a mudança da sociedade, através de reflexos profundos no núcleo familiar, transformando a sociedade através da transformação de vidas”, finaliza.

 

-------------------

Ministério Público do Trabalho em Goiás

Assessoria de Comunicação
Fone: (62) 3507-2713 
Facebook | Instagram

Imprimir