• Informe-se
  • Notícias do MPT GO
  • Concluído mais um projeto que proporciona qualificação profissional a trans, travestis e mulheres cujos filhos foram vítimas de violência

Concluído mais um projeto que proporciona qualificação profissional a trans, travestis e mulheres cujos filhos foram vítimas de violência

Parceria entre Ministério Público do Trabalho e outros órgãos visa a combater a discriminação e já está em sua nona edição

Ontem (27/01) foi realizada, na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Goiás, a cerimônia de formatura de mais uma turma do projeto de empregabilidade “Mais um sem dor”. Esta edição ocorreu aqui na capital e acolheu 15 alunas em situação de vulnerabilidade – trans, travestis e mulheres cujos filhos foram vítimas de violência policial. Elas fizeram os cursos de Costura Industrial, Reparo de Roupas e Design de Moda. As aulas foram ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

O idealizador do projeto e procurador-chefe do MPT em Goiás, Tiago Ranieri, afirma que o “Mais um sem dor” busca ajudar pessoas invisibilidades pela sociedade devido à sua condição social, econômica, identidade de gênero e orientação sexual. Ele explica ainda que o programa visa a combater a discriminação no mercado de trabalho e promover a igualdade de oportunidades nesse mesmo mercado. “Nós dialogamos com as empresas para que no final de todo esse processo nossos alunos sejam contratados, sejam reinseridos no mercado de trabalho formal”, conclui.

Allegra Maazel, uma das alunas do projeto, descreve o sentimento de ter participado do projeto: “Sinto-me como se eu estivesse balançando as grades de minha gaiola”. Pamylla Gabrielle, outra aluna, revela que é muito gratificante participar do “Mais um sem dor” e que que tem boas expectativas para o futuro.

Além dos cursos, foram promovidos workshops, rodas de conversa, palestras, instruções para montagem de currículo, orientações médicas e odontológicas, bem como oficinas de poesia e de empreendedorismo feminino. Na última semana, as alunas frequentaram uma oficina, ministrada pelo artista Homero “Coração de Rua”, que mostrou como a arte pode se tornar uma ferramenta de superação, de autoconhecimento e de conexão com as pessoas.

O “Mais um sem dor” é uma iniciativa conjunta do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO), Justiça do Trabalho (TRT de Goiás), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO). O objetivo é proporcionar formação humana e qualificação profissional a grupos socioeconomicamente vulneráveis. Esta foi a nona edição do projeto, sendo que neste ano haverá mais outras dez (oito em Goiânia e duas no interior).

 

Alunas do projeto
Alunas do projeto

 

Imprimir