Empresas que contrataram alunas do projeto “Mais Um Sem Dor” recebem selo “Empresa amiga da diversidade”
Iniciativa promove qualificação profissional e encaminhamento ao mercado de trabalho de grupos em vulnerabilidade
Ontem (03/11), o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO), Tiago Ranieri, entregou os selos “Empresa amiga da diversidade” a dois apoiadores do projeto de empregabilidade “Mais Um Sem Dor”, uma iniciativa conjunta do órgão, da Justiça do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A entrega, que contou com a presença da advogada Chyntia Barcellos, consultora do projeto, ocorreu na sede do MPT em Goiás.
Os selos foram entregues para a psicóloga Lorrany Mirielle Santos Corrêa, cuja clínica de psicologia contratou duas alunas (uma mulher vítima de violência doméstica e uma mulher trans); e a Elmo Engenharia, representada por seu diretor financeiro, Gustavo Pinheiro, que empregou uma mulher vítima de violência doméstica. O objetivo da entrega dos selos é reconhecer ações de inclusão e de fomento à diversidade e à igualdade de oportunidades por parte de pessoas físicas e jurídicas.
O “Mais Um Sem Dor” proporciona qualificação profissional, formação humana e encaminhamento ao mercado formal de trabalho de grupos em situação de vulnerabilidade socioeconômica do nosso Estado. Desde o início, em outubro de 2018, já participaram cerca de 340 pessoas, selecionadas entre mulheres vítimas de violência doméstica; trans; travestis; mulheres que cumprem pena em regime fechado; pessoas em situação de rua; mulheres negras; mulheres migrantes e refugiadas.
O custeio do projeto é feito pelo MPT-GO e pela Justiça do Trabalho, por meio da destinação de recursos financeiros resultantes da penalização de empresas que desrespeitaram a legislação trabalhista.
O selo
As placas de homenagem contêm o símbolo intitulado “Coração de Rua”, criado pelo artista goianiense Homero Maurício - que cedeu, de forma gratuita, o direito de uso do ícone para o “Mais Um Sem Dor”. Trata-se de um desenho em forma de coração que pode ser visto em vários lugares de Goiânia (GO) e de grandes cidades mundiais. "A missão do Coração de Rua é acelerar a conexão entre nós através da arte, porque a gente entende que amor é a arte de se conectar”, explica o artista.