Destinações do MPT em Goiás: R$ 29 mil em EPIs para o Corpo de Bombeiros em Santa Helena de Goiás
Corporação atende seis municípios do sudoeste goiano
Cerimônia realizada no dia 05/11, na 3ª Companhia Independente Bombeiro Militar (CIBM), sediada em Santa Helena de Goiás (GO), marcou a entrega de equipamentos de salvamento em altura para a corporação. Os materiais foram adquiridos por meio de uma destinação do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT em Goiás) e da Justiça do Trabalho. Os procuradores do Trabalho Rodrigo Martins e Tiago Cabral, que atuam na unidade de Rio Verde (GO) do MPT, representaram o órgão no evento.
O valor destinado foi de R$ 29.967,42. Entre os equipamentos adquiridos, estão placa de ancoragem, cordas, cintos e mosquetão. A área de atuação da 3ª CIBM abrange os municípios de Acreúna, Castelândia, Maurilândia, Porteirão, Santa Helena e Turvelândia, que têm, juntos, uma população estimada de 86 mil habitantes. Além disso, o órgão cobre aproximadamente 350 km de rodovias (BRs 060 e 452 e GOs 210, 164 e 325), além de três usinas de açúcar e álcool.
Conforme projeto apresentado pela corporação ao MPT-GO, a 3ª CIBM necessitava desse tipo de equipamento devido à existência de empresas e edificações que exigem a realização de trabalho em altura – o que exige EPIs novos e adequados a esse tipo de atividade. “Essa destinação proporciona algo que nós do MPT prezamos muito no dia a dia dos trabalhadores: segurança no trabalho. Os bombeiros exercem atividades de risco no salvamento de vidas e bens e precisam estar devidamente equipados para isso”, explica Rodrigo, responsável pelo pedido de destinação dos recursos à Justiça do Trabalho.