Projeto de empregabilidade para pessoas em situação vulnerável forma nova turma

“Mais Um Sem Dor” é uma iniciativa conjunta do MPT em Goiás e Justiça do Trabalho

Hoje (08/12) foi realizada a formatura de mais uma turma do projeto de empregabilidade “Mais Um Sem Dor”, uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) e da Justiça do Trabalho. As aulas do curso de Assistente de Cozinha foram ministradas no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na unidade Vila Canaã, em Goiânia. Foram 80 horas-aula de qualificação, que se iniciaram no dia 11 de novembro e se encerraram no dia 4 deste mês.

Quinze pessoas concluíram a qualificação: 10 venezuelanas; três haitianas; e dois militares do Exército brasileiro que estão em fase de desmobilização do serviço militar. O objetivo do “Mais Um Sem Dor” é proporcionar qualificação profissional, formação humana e encaminhamento de grupos socioeconomicamente vulneráveis ao mercado formal de trabalho.

Durante o curso, os estudantes receberam vale-transporte, auxílio-alimentação, equipamentos de proteção individual (EPI) e uma bolsa de custeio. O financiamento do projeto, incluindo o pagamento integral do curso no Senai, é feito por meio das destinações de recursos financeiros feitas pelo MPT-GO e pela Justiça do Trabalho, a partir da penalização de empresas que desrespeitaram normas trabalhistas. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Senai são apoiadores do projeto.

Mão na massa

Além das 80 horas-aula, os alunas e alunas tiveram ainda a oportunidade de participar de palestras, workshops e treinamentos promovidos por empresas e profissionais do ramo gastronômico. Confira alguns deles, para quem deixamos nosso muito obrigado:

* A youtuber Luciana Mirihad, responsável pelo canal “Culinária em Casa”, com mais de 6 milhões de inscritos, deu uma palestra sobre como empreender na culinária;
* Participaram da oficina promovida pelo chef Marcos Soares, do Magna Restaurante, situado em Goiânia;

* Com o chef Ernane, da Bunge Alimentos, aprenderam, durante três dias, a criar vários pratos de sobremesa.

* Por fim, assistiram a um workshop sobre trabalho e emprego, promovido pela advogada e Consultora da OIT Chyntia Barcellos.

 

 

 

 

 

Imprimir