Destinações do MPT em Goiás: quadra esportiva é inaugurada em colégio público em Rio Verde (GO)
Espaço fica em escola que atende 514 alunos em região carente do município
Foi inaugurada anteontem (22/06) a quadra esportiva da Associação Espírita Chico Xavier, em Rio Verde, no sudoeste goiano. Os recursos utilizados na construção têm origem na atuação do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO), que reverteu parte da penalização financeira aplicada a uma empresa da região que desrespeitou normas trabalhistas. O local conta com cobertura, piso, arquibancadas, calçadas, banheiros e palco.
A quadra fica em uma escola com 514 alunos matriculados, sendo que 267 deles cursam séries regulares (maternal até o oitavo ano). Há também 143 alunos que participam do projeto “Pingo de Gente”, uma iniciativa que oferece aulas de capoeira, canto, artesanato e iniciação esportiva. Há, ainda, outras 104 pessoas inscritas no projeto “Chico de Francisco”, um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, com aulas teóricas e práticas, para crianças, jovens e seus familiares.
A Associação Espírita Chico Xavier atende indivíduos e famílias em condições de vulnerabilidade social, especialmente os moradores da região norte de Rio Verde - bairro Céu Azul e outros 15 setores adjacentes. Na localidade, os índices de criminalidade e ociosidade entre jovens são altos, além da pouca oferta de espaços para lazer e prática esportiva.
De acordo com o planejamento da Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde, as aulas presenciais na cidade voltarão no segundo semestre deste ano, o que permitirá o uso efetivo do local. Na inauguração, o MPT foi representado pelo procurador do Trabalho Tiago Cabral, responsável pela destinação dos recursos financeiros.