Aeroporto de Goiânia/GO recebe caixa gigante que faz alerta sobre o tráfico de pessoas

Ação faz parte da campanha “Coração Azul”, da ONU

Desde o dia 27/07, a Gift Box, uma enorme caixa adesivada, está no hall do Aeroporto Internacional Santa Genoveva, em Goiânia/GO, para ajudar na conscientização em relação ao tráfico de seres humanos. O objeto pode ser visitado até as 17h do dia 30/07. Equipes estão no local para oferecer maiores explicações aos interessados em conhecer o assunto.

A Gift Box é um container em formato de caixa de presente. Vista de fora, ela é grande, bonita e chamativa, convidando o público a entrar. Já em seu interior os visitantes encontram uma realidade bem diferente, com relatos reais e fotos de vítimas de exploração sexual, trabalho escravo, servidão doméstica, adoção ilegal de crianças e de tráfico de órgãos – todas elas modalidades de tráfico de seres humanos.

Desde 2016, a Gift Box vem sendo exposta em lugares de grande circulação de pessoas em Goiânia/GO e no interior de Goiás, como shoppings, universidades e órgãos públicos. A aquisição da caixa, em 2016, foi feita pelo Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO), que reverteu recursos obtidos em acordos e ações contra empresas que desrespeitaram os direitos dos trabalhadores.

A iniciativa de exposição da caixa no aeroporto é do Comitê Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Apátrida, Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Erradicação do Trabalho Escravo no Estado de Goiás (Comitrate-GO) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds).

30 de julho

A Campanha Coração Azul faz parte do movimento internacional de enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, uma iniciativa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC/ONU). A campanha foi lançada em vários países e, no Brasil, é coordenada pelo Ministério da Justiça e governos estaduais.

O dia 30 de julho foi estabelecido pela Assembleia-Geral da ONU como Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

Movimento Gift Box

O Movimento Gift Box foi criado, no Reino Unido, pela ONG Stop The Traffik durante as Olimpíadas de Londres, em 2012, em cooperação com a United Nations Global Iniciative to Fight Trafficking (UN.GIFT), com o objetivo de fortalecer o movimento de ativistas mundiais para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Erradicação do Trabalho Escravo.
No Brasil, o movimento tem se realizado, desde então, em grandes cidades, promovendo a conscientização e a sensibilização da sociedade, utilizando sempre o recurso da caixa de presente que engana, assim como fazem os traficantes de seres humanos.

Liberdade no ar

No MPT, foi criado, em 2019, o projeto “Liberdade no Ar”, que dissemina informações sobre o tráfico de pessoas entre passageiros e trabalhadores do setor aéreo, além de outros espaços de circulação de pessoas, como terminais rodoviários e hidroviários. O projeto é realizado em parceria com a Campanha Coração Azul e diversas outras instituições.

 

 

 

 

 

Fotos: Comunicação Setorial / Seds

 

Imprimir