Qualificação profissional: projeto de empregabilidade forma 15 mulheres imigrantes e negras
“Mais Um Sem Dor” é uma iniciativa do MPT em Goiás e da Justiça do Trabalho
Em evento realizado anteontem (23/03) em Anápolis/GO, 15 mulheres conquistaram diplomas e a oportunidade de um reinício em sua vida profissional. As alunas – imigrantes (Venezuela e Haiti) e mulheres negras brasileiras – formaram-se em Assistente de Cozinha. A qualificação faz parte do projeto de empregabilidade “Mais Um Sem Dor”. Todas já tiveram seus currículos cadastrados no Sine (Sistema Nacional de Emprego) do município, para inserção no mercado formal de trabalho.
O curso, de 80 horas-aula, foi ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Anápolis. Além das aulas, foram ofertadas oficinas e workshops sobre mercado de trabalho e preparação de currículo, além de terem recebido dicas e orientações de profissionais e empresas que, gratuitamente, contribuíram com seu tempo e conhecimento. Durante a qualificação, as estudantes receberam vale-transporte, auxílio-lanche e bolsa de custeio.
O “Mais Um Sem Dor” é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) e da Justiça do Trabalho voltada para pessoas em vulnerabilidade socioeconômica com o objetivo de promover formação humana, qualificação técnica e encaminhamento ao mercado formal de trabalho. O projeto conta com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Senai. Desde o seu início, em outubro de 2018, até hoje, cerca de 570 pessoas já foram qualificadas pela iniciativa.
Fotos: Thamila Melo.