Campanha contra o trabalho infantil lança clipe com Palavra Cantada e cenas da animação “O menino e o Mundo”
Vídeo traz nova versão da música ‘Sementes’, que faz um alerta sobre o impacto dessa grave violação de direitos de crianças e adolescentes
No dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, a dupla musical Palavra Cantada, formada por Paulo Tatit e Sandra Peres, lança o clipe com novo arranjo da canção ‘Sementes’, em versões para TV e internet, áudio para rádio e programação no Spotify. A música, composta pelos rappers Emicida e Drik Barbosa, faz um alerta sobre o impacto dessa grave violação de direitos em crianças e adolescentes. “Se o nosso país se ocupasse verdadeiramente com a educação das nossas crianças, oferecendo-lhes escolas ótimas e em período integral, o trabalho infantil não existiria. Em contrapartida, teríamos sobre nosso território uma verdadeira nação”, enfatiza Paulo Tatit.
Pelo terceiro ano consecutivo, ‘Sementes’ é a trilha sonora da campanha nacional realizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) e pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho. Em 2022, a ação carrega o seguinte slogan: “Proteção Social para Acabar com o Trabalho Infantil”.
Para Sandra Peres, as políticas públicas devem estar presentes nas vidas das pessoas em vulnerabilidade social, para garantir que as crianças estejam protegidas, no ambiente familiar e escolar. “Lamentavelmente, ainda vivemos no Brasil a situação em que a criança acaba trabalhando para ajudar a suprir as necessidades básicas. Cantar a música ‘Sementes’, para nós, foi muito emocionante. Usar a música como um grito de dor. É um chamado para que esse ciclo perverso tenha fim. A arte também tem este papel de expor temas tão contundentes, que pedem soluções urgentes”, pontua a cantora.
O vídeo conta com cenas do filme “O Menino e o Mundo”, com direção de Alê Abreu. A película é a produção audiovisual brasileira mais premiada internacionalmente. “O trabalho infantil aliena a criança da sua infância e de seu poder de sonhar. Quando me apresentaram o projeto entendi a imensa responsabilidade. Não tinha como dizer não. Fico feliz de que o filme possa ajudar no impacto desta campanha tão importante para sociedade brasileira”, afirma Abreu.
Dados – Relatório conjunto da OIT e do Unicef entitulado "O papel da proteção social na eliminação do trabalho infantil: Revisão de evidências e implicações políticas”, mostra como a proteção social, ao ajudar as famílias a lidar com choques econômicos ou de saúde, reduz o trabalho infantil e facilita a escolarização. O estudo mostra, no entanto, que pouco se fez para garantir que todas as crianças usufruam de proteção social.