Cooperação entre instituições permitirá qualificação profissional de pessoas em vulnerabilidade

MPT em Goiás destinou uma cozinha-escola para Prefeitura de Goiânia e Senai

Reunião realizada hoje (23/08) oficializou a destinação de uma unidade móvel de cozinha-escola para a Prefeitura de Goiânia. O bem foi adquirido pelo Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) e será gerido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/GO). A doação é parte das ações do projeto de empregabilidade “Mais Um Sem Dor”.

A unidade móvel, que ficará na unidade do Senai da Vila Canaã, será utilizada para ofertar qualificação profissional a pessoas em vulnerabilidade socioeconômica indicadas pela administração municipal. A estrutura é composta por três containers unidos, cujo interior é equipado com os materiais necessários ao funcionamento de uma cozinha industrial.

“Nessa unidade móvel, as pessoas encaminhadas pela Prefeitura de Goiânia farão o curso de Assistente de Cozinha, que será ministrado pelo Senai. O curso é de 80 horas/aula e teremos novas turmas a cada pedido da prefeitura, desde que haja 15 pessoas, no mínimo”, esclarece o procurador do Trabalho Tiago Ranieri, responsável pela destinação do bem.

A administração municipal foi representada pela secretária de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, Maria Aparecida Garcez. O Senai, pelo coordenador de projetos especiais, Aislan Dourado.

Capacitação

Desde 2018, o “Mais Um Sem Dor” vem promovendo formação humana, qualificação técnica e encaminhamento ao mercado formal de trabalho de pessoas em vulnerabilidade socioeconômica (pessoas em situação de rua, trans, travestis, mulheres negras, imigrantes, refugiados, quilombolas, mulheres que estão cumprindo pena em regime fechado, entre outros).

O projeto nasceu da união de esforços do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) e da Justiça do Trabalho e conta com o apoio do Senai, responsável pela capacitação profissional dos alunos/as. Desde o seu início até hoje, cerca de 700 pessoas já foram qualificadas pela iniciativa.

 

 

 

Da esq. para a direita: procurador do Trabalho Tiago Ranieri; secretária municipal de Assistência Social, Maria Aparecida Garcez; coordenador de projetos especiais do Senais/GO, Aislan Dourado
Da esq. para a direita: procurador do Trabalho Tiago Ranieri; secretária municipal de Assistência Social, Maria Aparecida Garcez; coordenador de projetos especiais do Senais/GO, Aislan Dourado

 

Imprimir