Pacto destaca necessidade de ampliar índices de imunização em Goiás
MPT-GO é um dos signatários do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal
Evento realizado na última quarta-feira (27/9) em Goiânia/GO formalizou a adesão do estado de Goiás ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, idealizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) com o objetivo de ampliar os índices vacinais no estado. O documento foi assinado por cerca de 20 órgãos públicos, além de instituições privadas e da sociedade civil.
Goiás tornou-se o nono Estado a encampar a iniciativa do CNMP. Na cerimônia, o Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) foi representado por seu procurador-chefe, Alpiniano Lopes, que defendeu a importância dos esforços para ampliação dos índices de imunização, especialmente por seu impacto positivo na saúde do trabalhador.
Além do MPT-GO, aderiram ao pacto o Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO); Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO); Universidade Federal de Goiás (UFG); Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego); Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO); Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE); Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM); Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE); Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Aderiram também a Equatorial; Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems); Conselho Estadual de Educação (CEE); Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg); Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg); Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-GO).
Assinarão posteriormente o documento a Prefeitura de Goiânia; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB - Seção de Goiás); Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO); Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL); Defensoria Pública da União em Goiás (DPU); Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago); Associação Goiana dos Municípios (AGM); o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA); e a Federação Goiana dos Municípios (FGM).
Desdobramentos
Durante a solenidade, foi lançado o Plano Estadual de Recuperação das Altas Coberturas Vacinais (“Vacina Mais, Goiás”). Trata-se de um desdobramento do engajamento do governo do estado dentro do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal.
Os objetivos do “Vacina Mais, Goiás”, que começará neste sábado (29/9), são: combater informações falsas e desinformação da população em relação à vacinação; atingir o percentual de cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde para o público com menos de 15 anos de idade; incentivar os municípios a viabilizar o acesso da população à vacinação; estimular a vacinação e o registro correto e oportuno; e fortalecer as ações intersetoriais com ênfase na imunização.
Fotos: Assessoria de Comunicação Social/MPGO