Abril Verde: órgãos públicos em Goiânia/GO iluminam suas fachadas para relembrar importância de um ambiente de trabalho seguro e saudável
Campanha completa dez anos em 2024
“Adoecimento também é acidente do trabalho. Conhecer para prevenir”. Esse é o tema da campanha Abril Verde 2024 do Ministério Público do Trabalho (MPT). Neste ano, a iniciativa busca esclarecer a sociedade sobre a importância da cultura de prevenção de doenças relacionadas ao trabalho e da notificação de casos para a criação de políticas públicas com foco na saúde do trabalhador e da trabalhadora.
Assim como ocorre em meses temáticos, como o Novembro Azul ou o Outubro Rosa, uma das formas de chamar a atenção para o tema é a iniciativa de iluminar prédios públicos. Em Goiânia, as sedes do MPT, Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT 18), Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) e Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) estão com suas fachadas iluminadas na cor verde.
16,9 mil acidentes
Somente em 2022, em Goiás, foram comunicados 16,9 mil acidentes de trabalho, sendo 106 fatais, segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab). Os números são baseados em comunicados de acidentes do trabalho (CAT) ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No mesmo ano, foram concedidos 4,1 mil auxílios-doença e 188 aposentadoria por invalidez causadas por acidentes de trabalho.
10 anos
O Abril Verde completa 10 anos em 2024. Iniciado pelo Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho da Paraíba – SINTEST/PB, em parceria com a Associação de Engenharia de Segurança do Trabalho da Paraíba, a campanha destaca a importância de uma cultura permanente de prevenção de doenças e acidentes relacionados ao trabalho.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu, em 2003, o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde do Trabalho. A data foi escolhida por marcar a promulgação da primeira lei que representou avanços para a saúde e a segurança no trabalho, em 1919, em Ontário, no Canadá.
A data também é uma referência à memória de 78 mineiros mortos numa explosão em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, a data foi instituída pela Lei n.º 11.121/2005 como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.