• Informe-se
  • Notícias do MPT GO
  • Destinação de recursos pelo MPT proporciona ampliação da marcenaria do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia

Destinação de recursos pelo MPT proporciona ampliação da marcenaria do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia

Detentos que trabalham no local contam agora com equipamentos modernos, EPIs e mais vagas de trabalho

Evento realizado ontem (23/04), no Complexo Prisional Policial Penal Daniella Cruvinel, em Aparecida de Goiânia/GO, inaugurou a ampliação e estruturação das instalações da marcenaria do local, onde alguns dos detentos confeccionam móveis, artigos de decoração e brinquedos. A obra de reestruturação, que durou quatro meses, foi possível em razão de uma destinação de R$ 225 mil feita pelo Ministério Público do Trabalho em Goiás em ação civil pública ajuizada.

De acordo com o Gerente de Produção Agropecuária e Industrial do Complexo Prisional, Paulo Sérgio Silva Santos, com a ampliação da estrutura da marcenaria o número de reeducandos que podem trabalhar no local terá acréscimo de 12 para 30, aumentando assim a capacidade de produção de mobiliário, artigos de decoração e brinquedos.

“Máquinas e equipamentos de excelente qualidade foram adquiridos para possibilitar a reestruturação da marcenaria, o que gera uma melhor qualidade dos móveis e produtos que serão fabricados, proporcionando um ambiente de trabalho seguro aos reeducandos”, esclarece a procuradora do Trabalho Milena Costa, responsável pela destinação do recurso, o qual teve origem na reparação paga por um empregador rural que manteve trabalhadores em condições análogas à de escravo.

“O valor que destinamos também propicia condições dignas de trabalho aos detentos, pois foram adquiridos Equipamentos de Proteção Individual e um maquinário moderno e seguro para a marcenaria”, frisa.

O trabalho realizado na marcenaria, na serralheria ou na alfaiataria do Complexo enseja pagamento aos detentos de ¾ do salário mínimo, sendo que ainda possuem direito à remição da pena, já que a cada três dias trabalhados, um é abatido do tempo de condenação, conforme a Lei de Execução Penal.

 

 

 

Imprimir