26 pessoas em vulnerabilidade concluem cursos profissionalizantes em Catalão/GO
Qualificação é parte do projeto de empregabilidade “Mais Um Sem Dor”
Foi realizada ontem (22/08), em Catalão/GO, a cerimônia de formatura de 26 alunos e alunas matriculados em cursos de qualificação profissional voltados a pessoas em vulnerabilidade socioeconômica. Dos 26 formados e formandas, 15 foram capacitados em Costureiro Industrial - Tecido Plano e outros 11 em Soldador no Processo Mig Mag. A iniciativa faz parte do projeto de empregabilidade “Mais Um Sem Dor”.
Durante a qualificação, os alunos e alunas receberam vale-transporte, auxílio-lanche e bolsa de custeio. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Catalão foi o responsável por ministrar as aulas. Cada capacitação teve carga-horária de 160 horas/aula.
Os formados e formadas contam com suporte especializado para inserção no mercado formal de trabalho - sendo que três delas já estão empregadas. No evento, compareceram representantes de grandes indústrias situadas na cidade, como John Deere Brasil e a Kirin Serviços, além do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT).
Oportunidade
O “Mais Um Sem Dor” é um projeto de empregabilidade que desde 2018 vem promovendo formação humana, qualificação técnica e encaminhamento ao mercado formal de trabalho de pessoas em vulnerabilidade socioeconômica (pessoas em situação de rua, trans, travestis, mulheres negras, imigrantes, refugiados, quilombolas, mulheres que estão cumprindo pena em regime fechado, entre outros).
O projeto nasceu da união de esforços do MPT em Goiás e da Justiça do Trabalho. Até hoje, cerca de 2,5 mil pessoas já foram qualificadas em 22 municípios goianos. É custeado por destinações feitas pelos dois órgãos, as quais têm origem em reparações financeiras pagas por empresas que desrespeitam a legislação trabalhista.
Fotos: Senai de Catalão