MPT em Goiás destina equipamentos para ajudar na preservação do Parque Nacional das Emas, no sudoeste goiano

Entre os itens estão um drone, quadriciclo e sistema de radiocomunicação

O Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) entregou ontem (17/11) equipamentos à unidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) responsável pelo Parque Nacional das Emas, em Goiás. Foram entregues os seguintes itens: um drone; um quadriciclo; cinco sopradores costais; sistema de radiocomunicação; e um trator para poda.

O MPT em Goiás custeou também a perfuração de dois poços artesianos, os quais têm como função principal fornecer água para ajudar no combate a incêndios florestais. Eles ainda servirão como fonte de água potável aos turistas, servidores e demais trabalhadores do ICMBio. O valor total da destinação foi de aproximadamente R$ 403 mil.

“A preservação do cerrado é uma questão importantíssima e de extrema urgência. Por isso revertemos essa quantia, resultante da penalização de uma empresa que desrespeitou direitos trabalhistas. Assim, o ICMBio tem um mínimo de condições de monitorar a área do parque e tomar medidas para prevenir incêndios, como a construção de aceiros”, explica o procurador do Trabalho Tiago Cabral, responsável pela destinação.

Patrimônio mundial

O Parque Nacional das Emas foi declarado Patrimônio Mundial Natural, em 2001, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Trata-se de uma unidade de conservação de proteção integral à natureza localizada na região sudoeste de Goiás. São 132 mil hectares que abrangem os municípios de Chapadão do Céu (GO), Mineiros (GO) e parte de Costa Rica (MS).

 

 

 

 

 

 

Imprimir