Evento marca inauguração da ampliação de associação que atende pessoas em vulnerabilidade
MTP em Goiás destinou recursos financeiros para compra de material de construção e outros bens
Solenidade realizada no dia 30/04 marcou a inauguração da expansão da Chácara Resgate, associação filantrópica situada no município de Mineiros, no sudoeste goiano. O Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT em Goiás) destinou valores a compra do material de construção e de mobiliário e bens diversos. No evento, o órgão foi representado pelo procurador do Trabalho Tiago Cabral, responsável pela destinação dos recursos, e pela servidora Nalise Ramos.
Agora, o local conta área de lazer; salas de atendimento coletivo e individual; banheiros masculinos e femininos; sala de acolhimento dos residentes; duas salas para armazenamento de material de limpeza; banheiros exclusivos para a cozinha e outro para visitantes; e ampliação de sala de reunião.
A Chácara Resgate atende homens entre 18 e 60 anos que estão em vulnerabilidade social (usuários de drogas ou em situação de rua, por exemplo). A instituição tem capacidade para abrigar até 30 pessoas.
São ofertados moradia temporária em regime de alojamento coletivo, alimentação, atividades socioeducativas e de terapia ocupacional voltadas ao trato com o meio rural, orientação e reabilitação (álcool e drogas ilícitas). As atividades têm duração aproximada de 10 meses e tem como objetivo recuperar e promover a reinserção social dos internos.
O sustento da entidade se dá por meio de doações da sociedade civil, empresas privadas e por repasses do poder público municipal. Parte da expansão foi custeada pela Prefeitura de Mineiros e por doações. Internos e ex-internos da instituição ajudaram voluntariamente na obra.
Melhoria da estrutura
Esta não foi a primeira vez que o MPT destinou valores para a Chácara. Em 2019, foram revertidos recursos para a compra de bens diversos como colchões, geladeira, bebedouros, notebook, motos, carro, lavadoras e aparelhos de ar-condicionado.
Em 2021, o órgão destinou recursos para a aquisição de material para a construção de um alojamento e a reforma da lavanderia. Até então, a entidade contava com uma estrutura improvisada, que não utilizava alvenaria.
Fotos: Comunicação da Prefeitura de Mineiros