28 pessoas em vulnerabilidade iniciam curso de capacitação profissional em Goiânia/GO
Pelos próximos meses, serão ofertadas mais 160 vagas
Foi realizado hoje (08/09) o evento que marcou o início das aulas do curso de Assistente de Cozinha voltado para pessoas em vulnerabilidade. São duas turmas, sendo que uma delas conta com 15 alunas e a outra, com 13. Ambas são compostas por mulheres negras; mulheres imigrantes (Venezuela e Haiti); mulheres trans; e mulheres que foram vítimas de violência doméstica. A aula inaugural ocorreu no Senai da Vila Canaã, em Goiânia/GO.
Por aproximadamente seis ou oito meses, a contar de hoje, serão ofertadas 195 vagas para esse público, o que corresponde a 13 turmas de 15 pessoas cada. O curso oferecido a todas elas será o de Assistente de Cozinha.
São 80 horas/aula, sendo que durante a qualificação as estudantes recebem vale-transporte, auxílio-lanche e bolsa de custeio. As pessoas formadas contam com suporte especializado para inserção no mercado formal de trabalho.
Qualificação e oportunidade
A qualificação faz parte do projeto de empregabilidade “Mais Um Sem Dor”, uma iniciativa que desde 2018 vem promovendo formação humana, qualificação técnica e encaminhamento ao mercado formal de trabalho de pessoas em vulnerabilidade socioeconômica (pessoas em situação de rua, trans, travestis, mulheres negras, imigrantes, refugiados, quilombolas, mulheres que estão cumprindo pena em regime fechado, entre outros).
O projeto nasceu da união de esforços do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) e da Justiça do Trabalho. Desde o seu início até hoje, cerca de 700 pessoas já foram qualificadas pela iniciativa. O Senai/Goiás, também parceiro da iniciativa, é responsável por ministrar os cursos técnicos.