45 pessoas em vulnerabilidade iniciam cursos de capacitação profissional em Catalão/GO

Alunos/as terão suporte para encontrarem vagas no mercado formal de trabalho

Hoje (20/09), em Catalão/GO, tiveram início as aulas de cursos de qualificação profissional voltados para 45 pessoas em vulnerabilidade. Os/as alunos/as começaram a ter aulas de Soldador (Mig/Mag ou Eletrodo Revestido) e Operador de Empilhadeira. Cada curso conta com 15 pessoas. A iniciativa faz parte do projeto de empregabilidade “Mais Um Sem Dor”.

As capacitações variam de 40 a 160 horas/aula, sendo que durante o curso os/as estudantes recebem vale-transporte, auxílio-lanche e bolsa de custeio. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Catalão é o responsável por ministrar as aulas. As pessoas formadas contarão com suporte especializado para inserção no mercado formal de trabalho.

Qualificação e oportunidade

O “Mais Um Sem Dor” é um projeto de empregabilidade que desde 2018 vem promovendo formação humana, qualificação técnica e encaminhamento ao mercado formal de trabalho de pessoas em vulnerabilidade socioeconômica (pessoas em situação de rua, trans, travestis, mulheres negras, imigrantes, refugiados, quilombolas, mulheres que estão cumprindo pena em regime fechado, entre outros).

O projeto nasceu da união de esforços do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) e da Justiça do Trabalho. Desde o seu início até hoje, cerca de 1000 pessoas já foram qualificadas pela iniciativa. O Senai/Goiás, também parceiro da iniciativa, é responsável por ofertar as qualificações. O custeio se dá pela reversão de penalizações financeiras aplicadas a empresas que desrespeitaram direitos trabalhistas.

 

 

 

 

Imprimir