Com recursos destinados pelo MPT, APAE de Mineiros promove melhorias em sua estrutura
Foi construída a cobertura para uma piscina, além da instalação de pias e armários
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Mineiros (Apae de Mineiros) inaugurou duas importantes melhorias em sua estrutura graças a uma destinação de recursos financeiros feita pelo Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO). Foi solicitada a quantia de R$ 102 mil ao órgão para realizar os serviços e aquisições necessários para oferecer um melhor atendimento às pessoas com deficiência matriculadas na entidade.
Por meio do recurso revertido, a Apae pôde construir a cobertura da piscina, o que, segundo o presidente da entidade, Jerônimo Dias, proporciona maior conforto e segurança nas atividades de hidroterapia, hidroginástica, natação e recreação. Foi possível também, para atender às exigências da Vigilância Sanitária Estadual, fazer adequações na área de armazenamento e preparo de alimentos da entidade.
Conforme relembra o procurador do Trabalho Honorato Gouveia Neto, responsável pela destinação, o MPT em Goiás já contribuiu financeiramente para a melhoria e ampliação da estrutura da entidade em outras três ocasiões: em 2020 (construção de duas salas de aula e aquisição de um consultório odontológico, utensílios para cozinha e um purificador de água); em 2021 (ampliação de três salas de aula, construção de banheiros adaptados para pessoas com deficiência e reforma dos banheiros existentes); e em 2022 (reestruturação da rede elétrica).
A entidade
A Apae de Mineiros foi fundada em 1983 e atende 216 alunos com deficiências intelectual e/ou múltipla, visual, auditiva e transtorno de espectro autista. A instituição auxilia nas áreas social, educacional e da saúde, proporciona assistência aos familiares e promove ações inclusivas. Os alunos passam o dia na associação, que oferece três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar).