Evento discute novos modelos de trabalho e a importância dos sindicatos
Participaram representantes de entidades patronais, de trabalhadores e órgãos de defesa do trabalhador
Debate promovido pela Superintendência Regional do Trabalho em Goiás (SRTb-GO), em parceria com o Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) e a Justiça do Trabalho (TRT-18), marcou a comemoração do Dia Internacional do Trabalho (1º/05). Foram discutidos os novos modelos de trabalho (intermitente e terceirização) e a importância do fortalecimento das entidades sindicais. O evento foi realizado na última terça-feira (02/05).
“Certos empregadores acham que podem terceirizar tudo e não tem responsabilidade com nada”, afirmou o procurador-chefe do MPT-GO, Alpiniano Lopes, ao se referir aos trabalhadores resgatados de condições análogas à escravidão este ano no Brasil – todos na condição de terceirizados. “O trabalhador não pode se acomodar, senão ele perde direitos”, apontou.
Participaram também do debate o desembargador Eugênio Cesário Rosa, presidente em exercício do TRT-18; Pedro Luiz Vicznevski, presidente da Federação dos Trabalhadores na Indústria nos Estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal (FTIEG-TO-DF); Marcelo Baiocchi Carneiro, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (FECOMÉRCIO-GO); o auditor-fiscal Afonso Borges, chefe do Setor de Fiscalização do Trabalho da SRTb; a advogada Rafaele Rodrigues, coordenadora de Negociação, Mediação e Arbitragem da Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho (Brasília); Sebastiana Oliveira Batista, superintendente do Trabalho e Emprego em Goiás; e Jacqueline Carrijo, auditora-Fiscal do Trabalho lotada na SRTb/GO.
A íntegra do debate está disponível no seguinte endereço:
https://www.youtube.com/watch?v=Zi_DdDGWPoA