• Informe-se
  • Notícias do MPT GO
  • Audiência pública alerta sobre danos causados pelo benzeno aos trabalhadores de postos de combustíveis de Goiânia

Audiência pública alerta sobre danos causados pelo benzeno aos trabalhadores de postos de combustíveis de Goiânia

Evento é voltado a representantes patronais do segmento

O Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) e a Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) da Secretaria Estadual de Saúde realizarão, no fim deste mês de novembro, audiência pública com o objetivo de promover debate sobre os principais problemas de saúde relacionados ao trabalho de pessoas expostas ao benzeno em postos de combustíveis. A coordenação do evento está sob a responsabilidade do procurador do Trabalho Januário Ferreira, do MPT-GO.

Foram notificados a comparecer à audiência representantes de 244 postos de combustíveis localizados em Goiânia/GO. “Queremos fomentar a proposição de ações de intervenção, sempre tendo em mente a promoção, a prevenção e proteção da saúde do trabalhador de postos de combustível”, esclarece o procurador-chefe do MPT-GO, Alpiniano Lopes.

O evento será realizado apenas presencialmente no dia 30/11/2023, às 9h, no auditório Villa Boa do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, localizado na Rua T-51, nº 541, Setor Bueno, Goiânia/GO. Para mais informações, clique aqui e acesse o edital que regulamenta a audiência.

Palestra

Na primeira parte da audiência haverá a palestra do gestor ambiental e técnico em Segurança no Trabalho Alexandre Jacobina, autor de diversas publicações voltadas às áreas de saúde do trabalhador, meio ambiente e segurança do trabalho. Atualmente, dedica-se à formação de técnicos do Sistema Único de Saúde (SUS) e de trabalhadores nas Ações de Vigilância da Saúde do Trabalhador (VISAT).

Nocividade

A principal fonte de exposição ambiental ao benzeno - uma substância altamente tóxica e cancerígena - ocorre por meio da evaporação da gasolina, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), vinculado ao Ministério da Saúde. As principais queixas relatadas pelos trabalhadores de postos de combustíveis são tontura, dores de cabeça, boca seca, enjoos e olhos irritados.

Ainda de acordo com a instituição, as complicações podem ser agudas (exposição a altas concentrações em um curto período) ou crônicas (exposição a baixas concentrações durante muito tempo).

Imprimir