Destinação do MPT-GO permite ampliação do centro cirúrgico de hospital referência no tratamento do câncer

Araújo Jorge atendeu 79 mil pessoas no ano passado

Evento realizado ontem (25/03) marcou a inauguração das novas instalações do centro cirúrgico do Hospital de Câncer Araújo Jorge, em Goiânia/GO. De acordo com a direção do hospital, o número mensal de cirurgias pode ter sua capacidade aumentada em até 26%. O Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) destinou R$ 1,6 milhão para a realização da obra e aquisição de equipamentos para o hospital, que é referência na no tratamento oncológico no Centro-Oeste.

O centro cirúrgico do Hospital Araújo Jorge, que contava com nove salas, agora tem 11 – com toda estrutura necessária para realizar cirurgias de média e alta complexidade, incluindo transplante de medula óssea. A unidade de saúde é filantrópica e faz parte da rede de tratamento oncológico do Sistema Único de Saúde (SUS).

A realização da ampliação foi possível graças à parceria da instituição com órgãos públicos, parlamentares goianos e a sociedade civil. O MPT-GO contribuiu com R$ 1,6 milhão, valor que tem origem na penalização financeira aplicada a empresas do ramo sucroalcooleiro do sul goiano flagradas mantendo trabalhadores em condições análogas à de escravidão.

"O que buscamos é a reparação de empresas que descumprem a legislação trabalhista", enfatizou o procurador-chefe do órgão, Alpiniano Lopes, que representou a instituição no evento.

A cerimônia contou com também a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado; do juiz de Direito Marcelo Lopes, que representou o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO); do procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra; de parlamentares estaduais e federais; vereadores goianienses; e representantes de instituições filantrópicas.

Referência

O Hospital de Câncer Araújo Jorge é uma das cinco instituições que mais realizam cirurgias pelo SUS no Brasil. É também reconhecido como o Único Centro de Alta Complexidade em Oncologia do estado de Goiás. No ano passado, a entidade atendeu 79.215 pacientes, sendo 91% deles pelo SUS, e realizou cerca de 1,2 milhão de procedimentos.

 

 

 

 

 

 



Fotos: Rafael Rodrigues / Jornal Opção

Imprimir