MPT-GO participa de roda de conversa sobre o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes
Iniciativa é do programa “Trabalho, Justiça e Cidadania”
Representantes do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) estiveram na última sexta-feira (17/05) na Escola Municipal Professor Percival Xavier Rebelo, vinculada à Prefeitura de Goiânia/GO, para destacar a importância do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio. A roda de conversa foi realizada com alunos do 6º ao 9º ano.
Em Goiás, o TJC é uma iniciativa conjunta do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT 18), Associação dos Magistrados do Trabalho (Amatra 18), Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) e Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT). A procuradora do Trabalho Milena Costa representou o Ministério Público do Trabalho no TJC. No evento, além da roda de conversa que abordou o combate ao abuso e à exploração infantil e de adolescentes, foi apresentada a peça de teatro “Segurança é vida”, com direito a lanche após as atividades.
18 de maio
Instituída pela Lei Federal n.º 9.970/2000, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes tem como objetivo conscientizar sobre a necessidade de enfrentamento da violência sexual e da luta pela garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Este é o 24° ano de mobilização.
Somente em 2023, foram contabilizadas, nacionalmente, 39.357 denúncias de abuso e exploração sexual, de acordo com o Painel de Dados do Governo Federal.
Cidadania
Por meio do TJC, magistrados da Justiça do Trabalho, membros do Ministério Público do Trabalho, advogados e professores de Direito transmitem noções básicas de direitos fundamentais, direito do trabalho, direito da criança e do adolescente, entre outros temas, a estudantes de escolas municipais goianas.
Fotos: TRT 18 e perfil de Instagram do Programa TJC.