Detentos concluem curso de profissionalizante de eletricista, em Aparecida de Goiânia/GO

Custeio da qualificação foi feita pelo MPT-GO

Evento realizado ontem (26/06), na Penitenciária Coronel Odenir Guimarães (POG), em Aparecida de Goiânia/GO, marcou a entrega de certificados a 20 apenados que concluíram o curso de Eletricista de Instalações Prediais, com carga-horária de 160 horas-aula. A capacitação faz parte do projeto “Resgatar”, coordenado pelo Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO), que tem destinado recursos para qualificar apenados que estão prestes a cumprir pena em regime aberto. O curso foi ministrado no Colégio Estadual Dona Lourdes Estivalete Teixeira, dentro da POG.

Na ocasião, o MPT-GO foi representado por seu procurador-chefe, Alpiniano Lopes, que também é coordenador do projeto, e pela procuradora do Trabalho Milena Costa. O procurador-chefe do MPT-GO destacou que, em parceria com outros órgãos públicos, especialmente aqueles que integram o sistema de Justiça, vai promover tratativas para incentivar empresários goianos a contratar apenados que passaram por cursos de capacitação profissional.

“Nós acreditamos em vocês. Vocês estão tendo a oportunidade de recomeçar. E esse curso profissionalizante é o primeiro passo para ter uma fonte de renda lá fora e, por consequência, não reincidir no cometimento de crimes”, enfatizou.

De acordo com o diretor-geral adjunto de Polícia Penal, Firmino José Alves, desde o ano passado, nenhum dos egressos que passaram por cursos profissionalizantes ou trabalharam nos postos oferecidos dentro da penitenciária voltaram a cometer crimes.

Oportunidade

O projeto Resgatar é uma política pública de qualificação profissional voltada para detentos do sistema prisional goiano, de modo a viabilizar a reinserção dos reeducandos no mercado de trabalho, seja pela via do emprego formal, seja pela do empreendedorismo.

É voltado àqueles que progrediram para o regime aberto ou estão prestes a serem libertados. Para ter acesso aos cursos, são necessários, entre outros requisitos, ter bom comportamento.

Suas atividades começaram em 2023 e até o final deste ano terá ofertado 1035 vagas de capacitação nos mais diversos curso, como Alimentos; Construção Civil – Estrutural; Construção Civil – Instalações; Eletroeletrônica; Gestão; Refrigeração e Climatização; Tecnologia de Informação – Hardware; entre outros. A qualificação é realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/GO). Cada curso tem duração de 160 horas-aula.

O Resgatar é uma parceria do MPT-GO, Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) e Senai/GO. O MPT-GO é o idealizador e responsável pelo custeio do projeto, por meio de destinação de penalizações financeiras pagas por empresas que desrespeitaram a legislação trabalhista. 

 

 

Procurador-chefe do MPT em Goiás, Alpiniano Lopes.
Procurador-chefe do MPT em Goiás, Alpiniano Lopes.

Procuradora do Trabalho Milena Costa.
Procuradora do Trabalho Milena Costa.

 

Fotos: Assessoria de Comunicação do MPT-GO e DGAP.

 

 

Imprimir