Apenados concluem curso de Operador de Computadores, em Catalão/GO

Qualificação foi custeada pelo MPT-GO

Foi realizado ontem (1º/7), na unidade prisional de Catalão/GO, evento que marcou a entrega de certificados a 15 detentos que concluíram o curso de Operador de Computadores, com carga-horária de 160 horas-aula. A capacitação faz parte do projeto “Resgatar”, do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO). Na ocasião, o MPT-GO foi representado por seu procurador-chefe, Alpiniano Lopes, que também é coordenador do projeto. 
 
Na mesma unidade, outros 15 alunos concluíram o curso de Assistente Administrativo no dia 16/05/2024, e foram iniciadas turmas de Operador de Computador e Eletricista Instalador Predial, cada uma com 15 detentos. 
 
O Resgatar é uma política pública de qualificação profissional voltada para detentos do sistema prisional goiano, de modo a viabilizar a reinserção dos reeducandos no mercado de trabalho, seja pela via do emprego formal, seja pela do empreendedorismo. 
 
É voltado àqueles que progrediram para o regime aberto ou estão prestes a serem libertados. Para ter acesso aos cursos, são necessários, entre outros requisitos, ter bom comportamento.
 
O projeto iniciou suas atividades em 2023 e até o final deste ano terá ofertado 1035 vagas de capacitação nos mais diversos curso, como Alimentos; Construção Civil – Estrutural; Construção Civil – Instalações; entre outros. A qualificação é realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/GO). Cada curso tem duração de 160 horas-aula. 
 
O Resgatar é uma parceria do MPT-GO, Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) e Senai/GO. O MPT-GO é o idealizador e responsável pelo custeio do projeto, por meio de destinação de penalizações financeiras pagas por empresas que desrespeitaram a legislação trabalhista. 
 
Está alocado no 4º Ofício do MPT-GO, responsável pelo Grupo de Atuação Especial Trabalhista (GAET) ligado à Coordenadoria Nacional de Combate às Irregularidades Trabalhistas na Administração Pública (Conap).
 

 

 

Imprimir