Campanha contra o tráfico de pessoas é lançada em Goiânia

Objetivo é alertar e sensibilizar a sociedade para esse tipo de crime

Na manhã desta quinta-feira, 10, foi lançada a campanha de conscientização contra o tráfico de seres humanos. O evento de lançamento ocorreu no auditório do Tribunal Regional do Trabalho em Goiás (TRT-GO), com a abertura da Gift Box e exibição das peças publicitárias que serão veiculadas em rádio e jornal. A iniciativa é do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Estado de Goiás, com o custeio do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Goiás.

O carro-chefe da campanha é a Gift Box, um container em formato de caixa de presente. Vista de fora, ela é grande, bonita e chamativa, convidando o público a entrar. Já em seu interior os visitantes encontram uma realidade bem diferente, com relatos e fotos de vítimas de exploração sexual, trabalho escravo, servidão doméstica, adoção ilegal de crianças e de tráfico de órgãos – todas elas modalidades de tráfico de seres humanos.

O TRT-GO abrigará a exposição até 18/12. Depois, a Gift Box irá para lugares de grande circulação de pessoas em Goiânia, como shoppings, universidades e eventos públicos. Ao longo de 2016, percorrerá várias cidades do estado.

Campanha publicitária

Para reforçar a mensagem da Gift Box, serão veiculados, em jornal e rádio, peças publicitárias alertando sobre esse crime e como ele afeta pessoas em diversos países e comunidades pelo mundo. Para custear a aquisição da caixa e a produção e veiculação da campanha, o MPT reverteu os recursos obtidos em acordos e ações contra empresas que desrespeitaram os direitos dos trabalhadores.

Movimento Gift Box 

O Movimento Gift Box foi criado no Reino Unido pela ONG Stop The Traffik, durante as Olimpíadas de Londres em 2012, em cooperação com a United Nations Global Iniciative to Fight Trafficking (UN.GIFT), com o objetivo de fortalecer o movimento de ativistas mundiais para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Erradicação do Trabalho Escravo.

No Brasil, o movimento tem se realizado em grandes cidades, promovendo a conscientização e a sensibilização da sociedade, utilizando sempre o recurso da caixa de presente que engana, assim como fazem os traficantes de seres humanos.

 

 

Imprimir