Termina greve dos motoristas do transporte coletivo de Rio Verde

MPT mediou acordo e categoria aceitou em assembleia as propostas apresentadas

Em assembleia realizada hoje (26), os motoristas do transporte coletivo de Rio Verde aceitaram a proposta de reajuste e decidiram por fim à greve. Pelo acordo, mediado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Goiás, haverá aumento de 7% no salário, retroativo a março, e retorno do plano de saúde, suspenso em janeiro deste ano. Os ônibus voltaram a circular normalmente já na manhã de hoje.


A paralisação dos trabalhadores teve início no dia 20 deste mês, com adesão de toda a categoria. Para tentar resolver o conflito, o MPT realizou uma audiência de mediação na tarde de ontem (25), na qual compareceram representantes do Sindicado dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Rio Verde (Sindrodoviário), da Viação Paraúna e da Prefeitura de Rio Verde. O procurador do Trabalho Tiago Ranieri de Oliveira, que atuou como mediador na greve, esclarece que esse acordo tem validade até agosto deste ano. Nesse mês a Câmara Municipal de Rio Verde retorna do recesso e vai apreciar o pedido de isenção de dois impostos (ISSQN e ICMS) sobre o serviço de transporte coletivo de passageiros. Segundo o procurador do Trabalho, essa isenção, caso ocorra, vai possibilitar mais um reajuste no salário dos motoristas.


O aumento de 7% sobre o salário vale tanto para os motoristas que atuam no transporte coletivo quanto para o fretamento, e será dado retroativamente a março de 2014, de forma parcelada. Para Tiago, o acordo foi positivo, já que os houve aumento salarial, com pagamento retroativo desde a data-base e o retorno do plano de saúde, além da possibilidade de mais ganhos salariais em agosto, sem esperar pela data-base. “O fato de acordo ter sido feito extrajudicialmente representou um ganho tanto para os trabalhadores quanto para a sociedade, já que pôde-se resolver tudo de forma mais rápida”, afirmou.

Imprimir